Papo Legal

Uma visão descomplicada do Direito

Festa a Toffoli constrange STF

leave a comment »

O material a seguir foi retirado do site Zero Hora, acessado em 05-nov-2009.

Mal tomou posse no Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli já provoca constrangimentos à instituição por conta do patrocínio de R$ 40 mil da Caixa Econômica Federal a sua festa de posse.

– É claro que é um desgaste para ele e para a instituição também, mas só posso presumir que ele não estava a par disso – afirma o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, ao destacar que é comum a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) oferecer coquetéis para saudar a posse de magistrados em tribunais.

– Isso desvaloriza o Supremo, que deveria ser preservado como uma instituição acima de qualquer suspeita – diz o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), um dos maiores críticos da indicação do Planalto para o STF.

Em sua defesa, Toffoli afirma que não tinha conhecimento do patrocínio da Caixa à recepção feita por associações ligadas à magistratura.

– A festa não foi iniciativa minha nem do Supremo. Eu fui apenas um convidado – diz o ministro, salientando que o evento foi uma “oferta” de várias associações para homenageá-lo.

E prosseguiu:

– Não pedi festa nenhuma e não sei onde obtiveram o dinheiro. Supus que os recursos vieram dos associados, mas de onde veio o dinheiro não é problema meu. É problema de quem ofertou.

Toffoli queixou-se a amigos do desconforto provocado pelo patrocínio de um banco federal.

– É uma situação chata. Fica parecendo que eu fui atrás de recurso público para dar recepção, quando eu não pedi festa nenhuma – teria confidenciado.

Embora Toffoli não seja obrigado a dar explicações aos colegas e o Supremo não tenha que prestar esclarecimentos a nenhum órgão de controle, o ministro Marco Aurélio lembra que o maior questionamento é por parte da sociedade.

Written by arlindoneto

05/11/2009 às 00:42

Publicado em Outros

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: